O Mundo, por Dr. Hemógenes J. Nicodemos

Thursday, April 12, 2007

A morte do subjuntivo

Chamem os médicos! O subjuntivo está morrendo!

A notícia é digna dos mais mórbidos tablóides e programas de televisão estilo Cadeia. Exceto pelo fato de que ninguém parece se importar. Ou será que ninguém percebe?

Cada vez mais ouço pessoas - e o que me assusta é que a lista inclui muitas pessoas "instruídas" - trocarem o presente do subjuntivo pelo presente do indicativo (sem titubear, psicopatas de sangue frio!) em frases como:

- Você quer que eu vou lá?
- O chefe quer que você liga a impressora.
- Quer que eu te conto um segredo?

Sou só eu ou alguém aí também acha isso horrendo?

6 Comments:

Blogger Vini said...

sim, eu também acho isso!

2:19 PM  
Blogger Carla e Kleber, dupla nada sertaneja! said...

Sim, é horrendo. E com "O" maiúsculo!

E o pior: minha professora de Sociolingüística diz que isso é perfeitamente normal e gramatical. É "correto", segundo ela.

Na mesma ocasião, fui chamada de "preconceituosa" por não aceitar isso como sendo correto. Ah, sim. E de "retrógrada" também -acompanhada de uma frase como "você está precisando rever seus conceitos, Carla".

SERÁ??????

10:37 PM  
Blogger Dr. Hemógenes J. Nicodemos said...

Uma ova. Essa professora tem problemas mentais graves!

1:42 AM  
Blogger firingrates said...

Para cada tempo verbal que morre, há outro que nasce. Vai o subjuntivo, entra o gerúndio indefinido:
- vamos estar processando a sua reclamacão.
- a beleza gramatical do português vai estar desaparecendo.

12:42 PM  
Blogger Flávia said...

Santa Mãe Coxinha, isso é um tremendo ruído para nossos humildes ouvidos!!!
Já ouvi sim algumas pessoas falando assim, mas não percebi ainda a gravidade da situação!!! hehehehe...
Tomara que essa moda não pegue!!!

12:04 AM  
Blogger Unknown said...

É um negócio que dói no ouvido!!!

10:55 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home