O Mundo, por Dr. Hemógenes J. Nicodemos

Friday, April 06, 2007

Será que agora vai?

Esta semana li no jornal O Globo uma matéria sobre o novo recorde mundial de velocidade sobre trilhos. Um TGV francês cravou 574,8 km/h.

Como sou defensor há tempos de usar trens de alta velocidade como solução para o transporte de passageiros no Brasil, principalmente depois do início dessa palhaçada que chamamos de "apagão aéreo", imediatamente após ler a matéria decidi escrever aqui sobre a possibilidade de o Brasil investir na construção de uma linha férrea para trens rápidos ligando Rio e São Paulo, o que resolveria o problema nos aeroportos, já que a ponte aérea é a principal responsável pela saturação no sistema. Agora, buscando no Google dados sobre porcentagem de vôos de ponte aérea em relação ao total de vôos no país, encontrei algo que me deixa otimista. Parece que finalmente a coisa vai sair do papel. Matéria da Reuters publicada no UOL anteontem põe o projeto já em termos de "quando", e não "se" vai ser realizado.

Ora, 85 minutos de viagem de trem entre Rio de Janeiro e São Paulo é menos do que um avião consegue fazer (mesmo que o vôo não tenha nenhum atraso, o que é praticamente uma utopia). Como as companhias aéreas exigem que você esteja no aeroporto com no mínimo 30 minutos de antecedência (na verdade elas pedem uma hora, mas vamos considerar o mínimo aceitável) e o vôo dura 45 minutos, mais uns 15 minutos (previsão muito otimista) que você perde entre embarque, decolagem, pouso e desembarque, o tempo total da viagem de avião nunca será menor que 90 minutos. Insisto: isso considerando que não há atraso nenhum, em nenhuma etapa do processo, o que a prática prova que não acontece.

O trem tem ainda muitas vantagens: não tem turbulência, você pode se levantar a qualquer momento, pode caminhar, pode ir ao vagão restaurante e ter uma refeição decente, pode chegar apenas 30 segundos antes do horário de partida sem se estressar com overbooking, e por aí vai.

Eu realmente espero que desta vez o trem bala brasileiro saia do papel. Afinal, se já temos tantas balas no país, a ponto de muitas ficarem perdidas por aí, já é hora de termos um trem bala. (Ok, este último parágrafo foi cretino, hehehe!)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home